cereais

Os cereais devem ser a base de nossa alimentação diária. São alimentos completos, compostos por um núcleo de açucar(carbohidrato), o germe (rico em proteínas) e um envoltório rico em gorduras, proteínas, vitaminas e oligoelementos. Por ser um alimento completo (açucar+proteína+gordura) ele estimula de forma equilibrada a nossa digestão e com isso o desenvolvimento da digestão na criança pequena se faz de forma forte e adequada. Por razões variadas, muitos cereais passaram a ser refinados, ou seja , os envoltórios retirados - sobrando a parte central rica em açucar e portanto bem saborosa. Com isso o alimento ficou desequilibrado criando uma digestão mais fácil e rápida e não tão saudável - principalmente para as crianças. O cereal refinado, além de tudo, engorda mais.
Utilizamos os cereais na forma de grão (como é originalmente colhido), tostado, prensado (na forma de flocos) ou na forma de farinha.
O cereal é a base da refeição de vários povos- o arroz principalmente na Ásia, o milho nas Américas, e o trigo, aveia e cevada na Europa e Africa.
Para os povos antigos a colheita e utilização dos cereais era permeado de rituais sagrados
e existia uma ligação dos 7 grupos de cereais principais com 7 planetas e os sete dias da semana.


2ª - LUA – ARROZ
3ª - MARTE – CEVADA
4ª - MERCURIO – PAINÇO
5ª - JUPITER – CENTEIO
6ª- VÊNUS – AVEIA
SAB- SATURNO – MILHO
DOM- SOL – TRIGO


Em dietas especiais podemos utilizar essa orientação e comer por algum tempo o cereal correspondente do dia da semana.
obs: A quinoa não é cereal. Mas pode ser utilizada da mesma forma. É um alimento saboroso e muito proteico.

Nenhum comentário: