macarrão

Fazer macarrão é muito fácil e tem um ótimo efeito- tanto para crianças como adultos.
receita básica:
para cada 100 gramas de farinha colocar um ovo (e uma pitada de sal). Só isso. Coloque em uma tigela, mexa com uma colher de pau e quando estiver engrossando amasse com as duas mãos até virar uma bola de massa elástica. Se ficar muito seca adicione mais água. Se muito úmida, mais farinha. Envolva em um saco plático, deixe 40 minutos na geladeira e pronto. Basta abrir a massa bem fina e ela já virou massa de lasanha ou ravioli. Se abrir, e enrolar de novo com farinha no meio pode ser cortada em fatias finas e vira fettuccine. A massa pode ser aberta com rolo ou com máquina de macarrão- não é muito caro e vale MUITO a pena. Aí, cozinhar em água fervente por 3 a 4 minutos e está pronto!
Calcule 100 gramas por pessoa, ou 200 para 3, pois se sobrar, pode cozinhar e guardar cozida na geladeira por 5 dias.
Para ficar mais saudável e principalmente para as crianças : faça com metade de farinha branca e metade integral. Ou nas primeiras vezes, 2/3 de branca e 1/3 integral
Pode misturar na massa semente de papoula ou gergelim.
Pode trocar um ovo pela mesma quantidade (líquida) de espinafre cozido e batido, ou beterraba ou cenoura cozida e batida.
Na hora de fazer o molho misture verduras cozidas com molho de tomate.

Para quem não quiser fazer o macarrão, compre integral - as marcas italianas são ótimas e tem várias que são inclusive orgânicas! E na água de cozinhar o macarrão coloque várias verduras e use um pouco desse caldo no molho.

Nenhum comentário: